quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Mutante: projeto desenvolvido no tcc da designer de produto Eliane Griebeler. O nome foi dado pelo mobiliário sofrer mudanças na sua forma e função.

O mobiliário foi projetado para atender a crescente demanda por móveis multifuncionais, já que a tendência dos espaços é ficar cada vez mais reduzidos.

Abrange 5 funções: guardar livros e objetos em geral, comer, sentar, dormir/descansar e estudar/trabalhar.


Nessa imagem, está no formato inicial e desta forma pode desempenhar a função de rack, pois a bancada serve de apoio para tv. E as divisórias das duas banquetas para guardar livros, cd's e objetos em geral. Neste formato também, pode-se utilizar duas banquetas e uma mesa, porém só cabe uma pessoa. Tanto a bancada quanto as banquetas possuem rodízios, garantindo maior praticidade e conforto para a locomoção da mobília.

Nesta, a bancada assume a função mesa, devido as dobradiças que lhe permitem o movimento de 180º. Juntamente com os pés que estavam fixos em suas laterais e que agora passam a ser fixados por meio de engates, tornando-se os pés da mesa.



Como as duas banquetas possuem rodízios, podem ser transportadas para qualquer lugar, ganhando maior mobilidade além de proporcionar dois assentos e espaço para o armazenamento de livros e objetos em geral. Nesse formato, a pessoa pode alimentar-se, estudar e/ou trabalhar


Nesse último formato, o mobiliário também vira cama de solteiro. As chapas que estavam de pé agora estão deitadas e o projeto completa o ciclo apresentando todas as suas funções: mesa, banquetas e cama de solteiro. Nessa situação, a pessoa pode dormir/descansar, utilizar a mesa e cadeira para comer, estudar/trabalhar e utilizar as banquetas e suas divisórias para inusitadas situações e até mesmo como criado mudo, se precisar.



Table + Chair: Projeto do designer Joel Hesselgren.

Uma idéia interessante de projeto multifuncional que pode se transformar rapidamente em cadeira ou mesa. Além de ser cadeira e mesa,








Vertibral é um mobiliário versátil, flexível e multifuncional. É feito em madeira e pode ser mesa, cadeiras e prateleira. O projeto é do designer australiano Joseph Keenan.



Ultimamente anda surgindo muitas idéias de economia de espaço. Falta de espaço parece ser um problema generalizado e por isso os mobiliários tem de ser cada vez mais multifuncionais.

Essa peça foi desenhada por John Nouanesing. Uma peça vista como um cubo branco que pode ser usada como mesa. Mas pode ser transformada em duas cadeiras e uma pequena mesa.

É um projeto muito criativo e realmente multifuncional que cumpre o objetivo de poupar espaço e oferecer soluções práticas e confortáveis.





Banco, gaveta e biblioteca em um só mobiliário. Criado pelo designer Jonathan Olivares. É feito com chapas de aço e mede 32x40x46



ReStyle: mobiliário modular formado por vários cubos, criado pelo designer inglês James Howlett e foi desenvolvido principalmente para crianças. O mobiliário se transforma em cadeira, mesa, estante, caixa para guardar brinquedos, espaço para colocar uma tv, mesa de café e muito mais dependendo da combinação.
Biombo Cadeira: projeto criado pelo designer Daniel Milchtein. Um projeto bastante interessante. Um biombo que se transforma em cadeira. Um painel é deslocado e dobra -se em três partes dando sustentação para uma cadeira




Mobiliário mesa/sofá do designer Akemi Tanaka. O Designer criou essa mesa de café que é ao mesmo tempo um sofá.
Armário de sala flexível que assume formas infinitas e guarda todos os elementos necessários ao funcionamento de uma sala.


Double Up: banco com ou sem encosto. Ele oferece flexibilidade de um móvel multifuncional. Foi criado pela empresa italiana Sturm und Plastic. É feito em poliuretano e possui várias lâminas que ao serem deslocadas transformam-se em encosto para o banco.

Mobiliários flexíveis

Parede sofá: criado por Jordi Canudas. É uma parede flexível onde se pode sentar dentro da parede dos seus dois lados. É interessante e deve ser uma experiência sensitiva bem diferente.




Móveis da Bram Boo, empresa que desenvolve mobiliários flexíveis em forma e função, adaptando ao estilo de vida dos proprietários.



sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Análise de Uso.

A pesquisa de campo sobre habitação de interesse social foi realizada no conjunto habitacional Campo Alegre, em Uberlândia. Através desta pesquisa pudemos analisar o modo de vida de alguns moradores. Observamos o uso dos espaços e mobiliários, as necessidade que não são atendidas, etc.

Os mobiliários presentes nessas residências são encontrados e também acessíveis facilmente no mercado e nem sempre se adequam perfeitamente ao espaço. A disposição do mobiliário muitas vezes atrapalha a circulação no espaço interno. E além disso, esses mobiliários comprometem a realização de algumas atividades pelo seu estado de conservação.

Nas residências visitadas percebemos a falta de privacidade entre os moradores, pois em muitos casos, além da super lotação de pessoas, essas casas não possuem forro ou laje e consequentemente não possuem uma boa acústica. Os moradores dizem que suas casas é um local de bem estar e segurança, apesar de não serem confortáveis.

O espaço para receber amigos e familiares é pequeno. Assim, as famílias quase sempre se reúnem nas calçadas da casa ou até mesmo no quintal, considerado uma extensão da casa.

As refeições não são praticadas no local correto, que seria a cozinha. A maioria faz a alimentação na sala, pelo fato de a cozinha ser muito pequena e não comportar mesa com cadeiras necessária para tal atividade.

Observamos também que a área de maior permanência durante o dia é a sala. Nesse cômodo, os moradores fazem as refeições, trabalham, veem tv, descansam, brincam, fazem tarefas escolares e até dormem.

Os espaços não são especificamente para uma função, pois com o pouco espaço, os cômodos são usados com uma certa multifuncionalidade.

Assim concluímos que essas habitações populares precisam de mobiliários flexíveis, feitos e entregues juntamente com a casa, para que se adaptem perfeitamente ao espaço mínimo, suportando então, vários tipos de atividades simultaneamente, sem que uma prejudique a outra.

Casa A

Foto 1: frente da casa, com "portão" nada seguro.

Foto 2: frente da casa.

Foto 3: Sala de estar sem piso.

Foto 4: mobiliário da sala.

Foto 5: Cozinha. Não muito utilizada, pois a moradora lava as louças na área externa.

Foto 6: Quarto com 3 camas.

Foto 7: Berço usado como guarda roupa.

Foto 8: Banheiro com piso e azulejos.

Foto 9: Tanque usado como pia, na área externa.

Foto 10: Área externa coberta

Foto 11: lay-out da habitação A. (sem escala)


Casa B


Foto 1: Sala
Foto 2: Sala

Foto 3: Banheiro com azulejo, piso, espelho.

Foto 4: Banheiro

Foto 5: Corredor sem piso.

Foto 6: Caixa d'água aparente. E a não utilização de forro ou lajes.

Foto 7: Cozinha com dois fogões e uma máquina de lavar. A máquina esta aí pois a moradora não consegue ficar lavando roupa por muito tempo sob o sol.
Foto 8: Armários da cozinha.
Foto 9: lay out sem escala da habitação B