terça-feira, 7 de dezembro de 2010



A casa possui dois quartos, um acomoda a filha e o neto, e o segundo,
os outros filhos. O quarto do casal foi improvisado no fundo da casa onde foi
acrescentado um cômodo.

Não há espaços destinados à armazenagem e estocagem de alimentos,
roupas sujas, produtos de limpeza, etc...

Ambientes em que será proposto melhorias.
Propostas

Necessidades a ser resolvidas:

- Dormir: números de camas adequadas ao número de pessoas (muita gente para pouco espaço, não possui camas para todos os habitantes).
- Comer: Mesa para refeições (não cabe uma mesa adequada para todas as pessoas na cozinha).

- Estudar: criar um ambiente apropriado para estudos.

Soluções: redefinir layout para que possa ser realizada todas as atividades dos moradores da casa e criar mobiliários flexíveis e multifuncionais, aproveitando assim os todos os espaços.

Proposta de solução:
A intenção da proposta é fazer com que o espaço fique amplo, integrado e que atenda as necessidades e desejos dos moradores sem perder a função.

A casa foi ampliada com o limite de metragem quadrada que uma habitação popular deve manter. Então ao invés de acrescentar cômodos, a proposta foi desenvolver um grande quarto onde acomodasse os filhos e o neto, com uma treliche e um berço cama. As pessoas do quarto podem dormir com tranquilidade.
O outro quarto foi ampliado também para comportar o casal e manter sua privacidade. Um grande armário foi estruturado entre os dois quartos para manter a divisão dos ambientes.
Entre a mesa de estudo e as camas, foi colocado uma porta sanfonada de maneira que delimita o ambiente de estudo quando fechada.
A cozinha foi integrada com a sala através de um painel de OSB (Oriented Strand Board), que vira um balcão onde os moradores podem se alimentar e assistir televisão ao mesmo tempo. Com painel, o espaço fica ampliado e há comunicação com a sala. Isso faz com que tenha mais agilidade no dia a dia e há maior interação entre as pessoas.

Um grande painel também de OSB foi colocado na sala com a intenção de ter a mesma linguagem do painel da cozinha, assim esse grande painel se abre e vira uma pequena extensão da sala de estar ampliando o espaço de estar para receber visitas.

Entre a parede do quarto com a sala foi utilizado também um painel de OSB, que de um lado possui um rack para televisão, prateleiras e gavetas e do outro lado possui uma mesa retrátil para criar um ambiente para estudos. Esse painel sala/quarto é estruturado com um eixo central, que permite seu giro em 360°, de forma que se pode também assistir a televisão pelo quarto.

A pia foi retirada do banheiro e fixada na parede do lado de fora para ampliar o espaço de uso no banheiro.

Todos os ambientes foram reestruturados de maneira a melhorar todas as atividades dentro da moradia.
Os resultados a ser alcançados será de aperfeiçoar os espaços para estocagem,
refeições, trabalhos escolares,mobiliário em geral que ocupem menos espaços (flexibilidade e multifuncionalidade), e para que todas as atividades possam ser realizadas da melhor maneira aproveitando os espaços e assim atendendo a todas as necessidades básicas dos habitantes.