sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Análise de Uso.

A pesquisa de campo sobre habitação de interesse social foi realizada no conjunto habitacional Campo Alegre, em Uberlândia. Através desta pesquisa pudemos analisar o modo de vida de alguns moradores. Observamos o uso dos espaços e mobiliários, as necessidade que não são atendidas, etc.

Os mobiliários presentes nessas residências são encontrados e também acessíveis facilmente no mercado e nem sempre se adequam perfeitamente ao espaço. A disposição do mobiliário muitas vezes atrapalha a circulação no espaço interno. E além disso, esses mobiliários comprometem a realização de algumas atividades pelo seu estado de conservação.

Nas residências visitadas percebemos a falta de privacidade entre os moradores, pois em muitos casos, além da super lotação de pessoas, essas casas não possuem forro ou laje e consequentemente não possuem uma boa acústica. Os moradores dizem que suas casas é um local de bem estar e segurança, apesar de não serem confortáveis.

O espaço para receber amigos e familiares é pequeno. Assim, as famílias quase sempre se reúnem nas calçadas da casa ou até mesmo no quintal, considerado uma extensão da casa.

As refeições não são praticadas no local correto, que seria a cozinha. A maioria faz a alimentação na sala, pelo fato de a cozinha ser muito pequena e não comportar mesa com cadeiras necessária para tal atividade.

Observamos também que a área de maior permanência durante o dia é a sala. Nesse cômodo, os moradores fazem as refeições, trabalham, veem tv, descansam, brincam, fazem tarefas escolares e até dormem.

Os espaços não são especificamente para uma função, pois com o pouco espaço, os cômodos são usados com uma certa multifuncionalidade.

Assim concluímos que essas habitações populares precisam de mobiliários flexíveis, feitos e entregues juntamente com a casa, para que se adaptem perfeitamente ao espaço mínimo, suportando então, vários tipos de atividades simultaneamente, sem que uma prejudique a outra.

Casa A

Foto 1: frente da casa, com "portão" nada seguro.

Foto 2: frente da casa.

Foto 3: Sala de estar sem piso.

Foto 4: mobiliário da sala.

Foto 5: Cozinha. Não muito utilizada, pois a moradora lava as louças na área externa.

Foto 6: Quarto com 3 camas.

Foto 7: Berço usado como guarda roupa.

Foto 8: Banheiro com piso e azulejos.

Foto 9: Tanque usado como pia, na área externa.

Foto 10: Área externa coberta

Foto 11: lay-out da habitação A. (sem escala)


Casa B


Foto 1: Sala
Foto 2: Sala

Foto 3: Banheiro com azulejo, piso, espelho.

Foto 4: Banheiro

Foto 5: Corredor sem piso.

Foto 6: Caixa d'água aparente. E a não utilização de forro ou lajes.

Foto 7: Cozinha com dois fogões e uma máquina de lavar. A máquina esta aí pois a moradora não consegue ficar lavando roupa por muito tempo sob o sol.
Foto 8: Armários da cozinha.
Foto 9: lay out sem escala da habitação B

Nenhum comentário:

Postar um comentário